História

Perfil do profissional

Tipo:
Licenciatura

Duração:
08 semestres (noite)


Características da área

  • Comprometido com a construção e difusão do conhecimento histórico, valorização da memória e do patrimônio cultural para a formação do cidadão, compreendendo o exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e justiça.
  • Comprometido com a promoção do desenvolvimento humano e da aprendizagem de crianças, jovens e adultos em espaços escolares e não escolares.
  • Organizado e capaz de planejar, coordenar, avaliar e/ou assessorar projetos de pesquisa e/ou ações de Educação Patrimonial que articulem os espaços de educação escolar e não-escolar a museus, fundações, arquivos, centros de cultura, secretarias públicas, órgãos de pesquisa, dentre outras instituições e projetos de preservação da memória; de incentivo à cultura, propondo e desenvolvendo pesquisa investigativa.
  • Competente para o exercício do trabalho de historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe o pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.
  • Comprometido com as políticas públicas, capaz de atuar no planejamento, implementação e avaliação de programas, projetos e ações educacionais.
  • Mediador do processo ensino-aprendizagem, capaz de definir estratégias de ensino adequadas a cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica, em uma abordagem interdisciplinar.

Características do mercado

  • Atualizado em relação aos recursos didáticos-pedagógicos e o uso de tecnologias de informação e comunicação e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem.

Perfil comportamental

  • Comprometido com a construção e difusão do conhecimento histórico, valorização da memória e do patrimônio cultural para a formação do cidadão, compreendendo o exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando atitudes de solidariedade, cooperação e justiça.
  • Ético, capaz de reconhecer e respeitar a diversidade sociocultural de forma comprometida com a consolidação de uma educação inclusiva.
  • Comprometido com o papel social da escola e os princípios democráticos da gestão escolar, a partir da atuação de forma coletiva e articulada com a comunidade, na elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.