O curso de Direito tem como objetivo geral formar profissionais qualificados para o exercício das atividades concernentes às carreiras jurídicas, como atores sociais e históricos, aptos a interpretar e aplicar o Direito em sua complexidade e atender as demandas da cidadania ativa e do Estado Democrático de Direito, a partir de uma perspectiva ética, crítica, reflexiva, problematizadora e emancipatória do Direito.
Busca-se que o Bacharel em Direito seja o profissional capaz de estabelecer uma relação reconstrutora crítico-reflexiva-ética-humanista, que parte da prática-problemática da realização do Direito para questionar os pontos de vista redutores das práticas jurídicas para um Direito que deve servir como instrumento de transformação social.
O curso de Direito acredita na experiência para inovar o estudo, a prática e a visão do Direito por meio de abordagens de ensino inovadoras aliando a teoria à prática, visando desenvolver a autonomia do futuro profissional, resultando na formação de profissionais da área jurídica críticos e inovadores na forma de pensar o sistema jurídico, buscando soluções transformadoras. Busca estimular, desenvolver e transmitir ensinamentos e reflexões contemporâneas sobre o tema, com foco especial na relação entre teoria e prática dos desafios do Direito frente às novas tecnologias.
A correspondência do currículo às habilidades e ao perfil profissional deve ser almejada no sentido de um processo dinâmico, em contínua construção e atualização. Nesse caminho, o perfil desenvolvido no curso de Direito está marcado pelo conhecimento de cunho transformador e emancipatório, conjugando os legítimos interesses dos graduandos com as questões coletivas e sociais.
O projeto pedagógico se ancora no equilíbrio que emerge da ponte entre o instrumental teórico e o aprimoramento técnico. Os conteúdos programáticos e a grade curricular devem espelhar, particularmente, nas disciplinas, esse perfil e essa vocação. Abre-se espaço para debater e construir, com assento no Direito, uma educação jurídica coerente com a cidadania e a pluralidade de ideias.
Valores válidos para 2024. As matrículas contratadas em 2024 relativas ao ano de 2025 estão sujeitas ao reajuste de mensalidade conforme disposto na Lei nº 9.870 de 23/11/1999. Eventual diferença de valor será acrescida nas parcelas posteriores.
Como funciona o módulo: Um conjunto de componentes curriculares que reúne o que nos currículos tradicionais seriam entre uma e três disciplinas. Os estudantes podem escolher entre cursar um, dois ou três módulos por semestre. Alguns cursos por exemplo, podem ter apenas dois módulos por semestre, porque têm uma carga horária total menor que outros. O mínimo que pode ser cursado é um módulo por semestre.
Argumentação: Reflexivo, argumentativo e persuasivo com aptidão para o desenvolvimento do raciocínio e argumentação lógico-jurídica de forma autônoma.
Autonomia intelectual: Capaz de relacionar teoria e prática com autonomia intelectual.
Criticidade: Crítico na operacionalização do ordenamento jurídico em sua multidisciplinariedade com as demais ciências.
Inovação na forma de solucionar problemas sociais: Inovador, capaz de trabalhar fora da zona de conforto, utilizando metodologias dinâmicas e integradoras para pensar soluções para problemas da sociedade.
Interdisciplinariedade entre os conhecimentos jurídicos: Promotor da interdisciplinaridade do Direito, com conhecimento dos instrumentos e técnicas para sua aplicação à realidade individual e social.
Interpretação/Aplicação do Direito: Intérprete e aplicador do Direito, individual e social, dentro do contexto histórico, político, econômico, cultural e social, por meio da pesquisa e utilização da legislação, doutrina, jurisprudência e outras fontes.
Mediação: Mediador no equacionamento de problemas em harmonia com as exigências sociais, inclusive mediante o emprego de meios extrajudiciais de prevenção e resolução de conflitos individuais e coletivos.
Visão sistêmica do Direito: Com visão sistêmica do Direito e sua relação com os demais sistemas Sociais, orientado pelo impacto dos direitos humanos e dos valores constitucionais democráticos.
Atualização: Atualizado em relação aos avanços da legislação nacional e internacional, bem como da jurisprudência, e seus impactos no Estado Democrático de Direito.
Cooperação: Mediador, com postura dialógica, capaz de trabalhar de modo cooperativo e colaborativo.
Empreendedorismo: Empreendedor, criativo, inovador e em sintonia com o dinamismo da legislação, doutrina e jurisprudência.
Reflexividade: Crítico, reflexivo e consciente da necessidade de formação e qualificação permanente, comprometido com o aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada.
Aprender a aprender: Capaz de aprender a aprender em contextos de mudança tecnológica e sociocultural exponencial.
Competência para atuação profissional: Competente para atuação profissional a partir de conhecimentos fortemente embasados em princípios éticos e científicos.
Eticidade: Ético, capaz de contribuir para a realização do Estado Democrático de Direito e de uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e solidária.
Formação jurídica continuada: Atualizado e consciente da necessidade de formação continuada, não só técnica, mas como um processo para um agir num cenário jurídico-institucional de veloz e permanentes mudanças.
Pesquisa: Pesquisador com autonomia intelectual, capaz de disseminar o conhecimento no contexto das mudanças tecnológicas e socioculturais, adaptando e interpretando o ordenamento jurídico de modo a aperfeiçoá-lo para a solução dos problemas da sociedade contemporânea.
Produção de conhecimento: Investigativo e comprometido com a produção e a democratização do conhecimento.
Tomada de decisão: Capaz de adaptar-se a novas situações, solucionar problemas e tomar decisões.