Licenciatura - Presencial

Objetivo

Formar licenciados em Pedagogia para docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como para atuação em espaços não-escolares e na gestão de espaços educativos, tendo como princípios da prática pedagógica o conhecimento, a investigação, a interdisciplinaridade, a inovação e a educação para todos, na perspectiva dos direitos de aprendizagem.

Modelo do Curso

O curso forma pedagogos que mobilizam saberes e conhecimentos das ciências, artes e tecnologias para a educação do século XXI e busca a formação integral de profissionais, usando recursos metodológicos e tecnológicos para práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.

Resultado

Profissionais críticos, reflexivos e criativos para atuarem em espaços escolares e não escolares de maneira interdisciplinar, a partir de recursos metodológicos e tecnológicos.

Coordenação do curso

Profa. Dra. Cristina Ennes da Silva

pedagogia@feevale.br
(51) 3586.8800, ramal 8617

WhatsApp: 51 3586-8900

Duração

08 semestres (noite)

Modalidade

Presencial

Formação

Licenciatura

Local

Câmpus II

Perfil do egresso

Características da área

Ação-reflexão-ação: Capaz de avaliar e avaliar-se, exercitando a ação - reflexão – ação.

Análise técnica do ensino aprendizagem: Competente para análise técnica de situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, considerando nos encaminhamentos e tomadas de decisão, as condições e implicações culturais, econômicas e sociais que impactam as mesmas, de forma dialógica.

Aprendizagem em espaços escolares e não escolares: Crítico e comprometido com seu papel na promoção da aprendizagem de sujeitos em espaços escolares e não-escolares, nas diversas modalidades do processo educativo.

Democratização do conhecimento: Investigativo e comprometido com a produção e democratização do conhecimento, para além dos muros escolares.

Docência nos anos inciais do Ensino Fundamental: Criativo e responsável para docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto para crianças quanto para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.

Educação Infantil - educação integral: Capaz de atuar na Educação Infantil, em uma perspectiva indissociável de cuidado e educação, considerando e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.

Educação para todos: Sensível às diferenças, adotando a educação para todos e a pesquisa como princípios educativos.

Indissociabilidade entre cuidado e educação: Consciente da indissociabilidade entre cuidado e educação, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.

Relações entre teoria e prática: Capaz de estabelecer relações entre teoria e prática.

Valorização dos grupos étnico-raciais: Comprometido com a valorização da história, da cultura e da identidade dos diferentes grupos étnicos-raciais.

Visão interdisciplinar, democrático e flexível: Democrático, flexível, com visão interdisciplinar, apto para participar da elaboração, do planejamento, da organização, implementação e avaliação do projeto pedagógico da escola, comprometido com o trabalho coletivo e com os movimentos sociais.

Características do mercado

Formação de nova consciência política: Conhecedor da realidade regional, nacional e internacional, capaz de contribuir para a formação de uma nova consciência política afinada com a sociedade globalizada.

Práticas pedagógicas inovadoras: Apropriado de conhecimentos da tecnologia para promover práticas pedagógicas inovadoras.

Um olhar para o mundo

Aprender a aprender: Capaz de aprender a aprender.

Direitos Humanos: Consciência crítica e conhecimento dos direitos humanos que asseguram o direito à igualdade de condições de vida.

Educação para e na cidadania: Conhecedor da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania, competente para a resolução de conflitos individuais e coletivos.

Ético e comprometido com sociedade.: Ético e comprometido com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, com sensibilidade afetiva e estética.

Formação permanente: Reflexivo e consciente da necessidade de formação e qualificação permanente, comprometido com o aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada.

Preservação do ambiente natural e antrópico: Crítico e responsável em relação à preservação do equilíbrio do ambiente natural e antrópico, como um valor inseparável do exercício da cidadania.

Visão crítica sobre a formação da sociedade: Visão crítica sobre a formação da sociedade brasileira, os processos históricos e as relações sociais.

Siga o curso nas redes sociais:

Mais cursos da área de humanidades e sociais