Formar licenciados em Pedagogia para docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como para atuação em espaços não-escolares e na gestão de espaços educativos, tendo como princípios da prática pedagógica o conhecimento, a investigação, a interdisciplinaridade, a inovação e a educação para todos, na perspectiva dos direitos de aprendizagem.
O curso forma pedagogos que mobilizam saberes e conhecimentos das ciências, artes e tecnologias para a educação do século XXI e busca a formação integral de profissionais, usando recursos metodológicos e tecnológicos para práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.
Profissionais críticos, reflexivos e criativos para atuarem em espaços escolares e não escolares de maneira interdisciplinar, a partir de recursos metodológicos e tecnológicos.
pedagogia@feevale.br
(51) 3586.8800, ramal 8617
WhatsApp: 51 3586-8900
Ação-reflexão-ação: Capaz de avaliar e avaliar-se, exercitando a ação - reflexão – ação.
Análise técnica do ensino aprendizagem: Competente para análise técnica de situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, considerando nos encaminhamentos e tomadas de decisão, as condições e implicações culturais, econômicas e sociais que impactam as mesmas, de forma dialógica.
Aprendizagem em espaços escolares e não escolares: Crítico e comprometido com seu papel na promoção da aprendizagem de sujeitos em espaços escolares e não-escolares, nas diversas modalidades do processo educativo.
Democratização do conhecimento: Investigativo e comprometido com a produção e democratização do conhecimento, para além dos muros escolares.
Docência nos anos inciais do Ensino Fundamental: Criativo e responsável para docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto para crianças quanto para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
Educação Infantil - educação integral: Capaz de atuar na Educação Infantil, em uma perspectiva indissociável de cuidado e educação, considerando e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.
Educação para todos: Sensível às diferenças, adotando a educação para todos e a pesquisa como princípios educativos.
Indissociabilidade entre cuidado e educação: Consciente da indissociabilidade entre cuidado e educação, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.
Relações entre teoria e prática: Capaz de estabelecer relações entre teoria e prática.
Valorização dos grupos étnico-raciais: Comprometido com a valorização da história, da cultura e da identidade dos diferentes grupos étnicos-raciais.
Visão interdisciplinar, democrático e flexível: Democrático, flexível, com visão interdisciplinar, apto para participar da elaboração, do planejamento, da organização, implementação e avaliação do projeto pedagógico da escola, comprometido com o trabalho coletivo e com os movimentos sociais.
Formação de nova consciência política: Conhecedor da realidade regional, nacional e internacional, capaz de contribuir para a formação de uma nova consciência política afinada com a sociedade globalizada.
Práticas pedagógicas inovadoras: Apropriado de conhecimentos da tecnologia para promover práticas pedagógicas inovadoras.
Aprender a aprender: Capaz de aprender a aprender.
Direitos Humanos: Consciência crítica e conhecimento dos direitos humanos que asseguram o direito à igualdade de condições de vida.
Educação para e na cidadania: Conhecedor da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania, competente para a resolução de conflitos individuais e coletivos.
Ético e comprometido com sociedade.: Ético e comprometido com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, com sensibilidade afetiva e estética.
Formação permanente: Reflexivo e consciente da necessidade de formação e qualificação permanente, comprometido com o aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada.
Preservação do ambiente natural e antrópico: Crítico e responsável em relação à preservação do equilíbrio do ambiente natural e antrópico, como um valor inseparável do exercício da cidadania.
Visão crítica sobre a formação da sociedade: Visão crítica sobre a formação da sociedade brasileira, os processos históricos e as relações sociais.