Formar licenciados em Pedagogia para docência na Educação Infantil, bem como para atuação em espaços não-escolares e na gestão de espaços educativos, tendo como princípios da prática pedagógica o conhecimento, a investigação, a interdisciplinaridade, a inovação e a educação para todos, na perspectiva dos direitos de aprendizagem.
O curso forma pedagogos que mobilizam saberes e conhecimentos das ciências, artes e tecnologias para a educação do século XXI e busca a formação integral de profissionais, usando recursos metodológicos e tecnológicos para práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.
pedagogia@feevale.br
(51) 3586.8800, ramal 8617
WhatsApp: 51 3586-8900
Como funciona o módulo: Um conjunto de componentes curriculares que reúne o que nos currículos tradicionais seriam entre uma e três disciplinas. Os estudantes podem escolher entre cursar um, dois ou três módulos por semestre. Alguns cursos por exemplo, podem ter apenas dois módulos por semestre, porque têm uma carga horária total menor que outros. O mínimo que pode ser cursado é um módulo por semestre.
Ação-reflexão-ação: Capaz de avaliar e avaliar-se, exercitando a ação - reflexão – ação.
Análise técnica do ensino aprendizagem: Competente para análise técnica de situações que envolvem o ensino e a aprendizagem, considerando nos encaminhamentos e tomadas de decisão, as condições e implicações culturais, econômicas e sociais que impactam as mesmas, de forma dialógica.
Aprendizagem em espaços escolares e não escolares: Crítico e comprometido com seu papel na promoção da aprendizagem de sujeitos em espaços escolares e não-escolares, nas diversas modalidades do processo educativo.
Democratização do conhecimento: Investigativo e comprometido com a produção e democratização do conhecimento, para além dos muros escolares.
Docência nos anos inciais do Ensino Fundamental: Criativo e responsável para docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto para crianças quanto para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
Educação Infantil - educação integral: Capaz de atuar na Educação Infantil, em uma perspectiva indissociável de cuidado e educação, considerando e contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.
Educação para todos: Sensível às diferenças, adotando a educação para todos e a pesquisa como princípios educativos.
Indissociabilidade entre cuidado e educação: Consciente da indissociabilidade entre cuidado e educação, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural, físico, psíquico e intelectual de crianças de 0 a 5 anos.
Relações entre teoria e prática: Capaz de estabelecer relações entre teoria e prática.
Valorização dos grupos étnico-raciais: Comprometido com a valorização da história, da cultura e da identidade dos diferentes grupos étnicos-raciais.
Visão interdisciplinar, democrático e flexível: Democrático, flexível, com visão interdisciplinar, apto para participar da elaboração, do planejamento, da organização, implementação e avaliação do projeto pedagógico da escola, comprometido com o trabalho coletivo e com os movimentos sociais.
Formação de nova consciência política: Conhecedor da realidade regional, nacional e internacional, capaz de contribuir para a formação de uma nova consciência política afinada com a sociedade globalizada.
Práticas pedagógicas inovadoras: Apropriado de conhecimentos da tecnologia para promover práticas pedagógicas inovadoras.
Aprender a aprender: Capaz de aprender a aprender.
Direitos Humanos: Consciência crítica e conhecimento dos direitos humanos que asseguram o direito à igualdade de condições de vida.
Educação para e na cidadania: Conhecedor da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania, competente para a resolução de conflitos individuais e coletivos.
Ético e comprometido com sociedade.: Ético e comprometido com a construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, com sensibilidade afetiva e estética.
Formação permanente: Reflexivo e consciente da necessidade de formação e qualificação permanente, comprometido com o aprimoramento científico e profissional de forma sistemática e continuada.
Preservação do ambiente natural e antrópico: Crítico e responsável em relação à preservação do equilíbrio do ambiente natural e antrópico, como um valor inseparável do exercício da cidadania.
Visão crítica sobre a formação da sociedade: Visão crítica sobre a formação da sociedade brasileira, os processos históricos e as relações sociais.